Crie o hábito de realizar uma boa manutenção no seu carro e aumente sua vida útil.

A maioria das pessoas sabe que uma boa manutenção no carro é muito importante para garantir um bom desempenho na hora de dirigir. Mas será que as pessoas dão o devido valor à manutenção e a fazem de maneira certa? No nosso artigo você vai conhecer a real importância de uma bela manutenção.

Se a manutenção do seu carro for feita da forma correta, além de você garantir que o seu carro esteja sempre em boas condições, você terá uma relevante economia em dinheiro e na hora da revenda conseguirá um valor acima da Tabela FIPE Carros. O alinhamento e balanceamento são procedimentos importantíssimos para garantir que o carro não tenha problemas no conjunto de rodas, suspensão e alguns outros componentes.

Itens Indispensáveis na Manutenção Automotiva

O alinhamento é feito para evitar que aquele problema que alguns carros têm, de não andar em linha reta, aconteça. Esse problema ocorre quando o veículo tende a andar para um dos lados, esquerda ou direita. Já o balanceamento é feito no conjunto de rodas e na suspensão para que o carro não tenha as irritantes trepidações quando o veículo estiver em uma velocidade um pouco maior. É importante mencionar que um balanceamento bem feito e de maneira certa reduz desgastes desnecessários nos pneus e garante uma frenagem eficaz.

Não podemos esquecer sobre o rodízio de pneus. Reserve um tempo e faça imediatamente. Esse procedimento garante que os pneus tenham um desgaste uniforme e ainda contribui com a frenagem do carro.

Um dos itens de segurança de maior importância em qualquer veículo são os freios. Então, não economize tempo e, quando necessário, meta a mão no bolso para trocar as pastilhas. O ideal é que seja feita uma verificação a cada 5 mil quilômetros rodados. Se você não sabe quando está na hora de fazer a troca dessas pastilhas, aqui vai uma dica: quando você, motorista, pisa no freio em uma velocidade acima de 60 km por hora, geralmente, um barulho aguda vai surgir. Isso é um sinal de que as pastilhas dos freios já estão desgastadas.

Uma outra dica importante e que você deve estar bastante atento é sobre o para-brisa. Quando está muito quente a borracha da palheta fica aquecida e resseca, então, quando começa a chover, as palhetas estão danificadas e por isso pode causar riscos nos vidros e um ruído irritante. Programe uma verificação nas palhetas do para-brisa, assim você fica livre desse problema.

A correia dentada é um componente um pouco difícil para ser verificada com certa frequência, além disso, a sua complexidade pode ser um desafio para quem não entende tanto do assunto assim. Mas, lembre-se, o mecânico é o melhor amigo de qualquer motorista. Chame o seu amigo mecânico e peça para ele, periodicamente, verificar as condições da correia dentada.

Se você não sabe qual é a função e a importância desse elemento mecânico, te explicamos. A correia dentada é a responsável por ligar o eixo comando das válvulas ao virabrequim do motor. Ela é responsável por garantir que as válvulas do escapamento funcionem corretamente quando acionadas.

O óleo lubrificante deve ser trocado sempre que você julgar importante ou quando o nível de óleo esteja inferior ao mínimo. Tome bastante cuidado, pois um tipo de óleo que é usado em um determinado veículo pode não ser o ideal para o seu carro. Por isso, peça ajuda quando for necessário. O filtro, que é semelhante a um coador de café, também deve ser trocado, preferencialmente, na troca do óleo.

Ah! Lembre-se de não esperar o carro apresentar sinais de quebra ou perda de eficiência. Faça as revisões regulamentares, siga as recomendações de fábrica e evite as dores de cabeça. As velas do motor também devem ser verificadas sempre que possível. Então, não demore em agir, anote o número do seu amigo mecânico na agenda. Afinal, você vai precisar muito dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *